sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Bom Ano 2011





"Se não puderes ser um pinheiro no topo de uma colina
sê um arbusto no vale, mas sê o melhor arbusto à margem do regato.
Sê um ramo, se não puderes ser uma árvore.
Se não puderes ser um ramo, sê um pouco de relva, e dá alegria a algum caminho.
Se não puderes ser uma estrada, sê apenas uma senda.
Se não puderes ser o Sol, sê uma estrela.
Não é pelo tamanho que terás êxito ou fracasso...
Mas sê o melhor no que quer que sejas."

Pablo Neruda

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Arvore Natal

Feliz Natal

NATAL DE QUEM?

Mulheres atarefadas
Tratam do bacalhau,
Do peru, das rabanadas.

-- Não esqueças o colorau,
O azeite e o bolo-rei!

- Está bem, eu sei!

- E as garrafas de vinho?

- Já vão a caminho!

- Oh mãe, estou pr'a ver
Que prendas vou ter.
Que prendas terei?

- Não sei, não sei...

Num qualquer lado,
Esquecido, abandonado,
O Deus-Menino
Murmura baixinho:

- Então e Eu,
Toda a gente Me esqueceu?

Senta-se a família
À volta da mesa.
Não há sinal da cruz,
Nem oração ou reza.
Tilintam copos e talheres.
Crianças, homens e mulheres
Em eufórico ambiente.
Lá fora tão frio,
Cá dentro tão quente!

Algures esquecido,
Ouve-se Jesus dorido:
- Então e Eu,
Toda a gente Me esqueceu?

Rasgam-se embrulhos,
Admiram-se as prendas,
Aumentam os barulhos
Com mais oferendas.
Amontoam-se sacos e papeis
Sem regras nem leis.
E Cristo Menino
A fazer beicinho:
- Então e Eu,
Toda a gente Me esqueceu?

O sono está a chegar.
Tantos restos por mesa e chão!
Cada um vai transportar
Bem-estar no coração.
A noite vai terminar
E o Menino, quase a chorar:
- Então e Eu,
Toda a gente Me esqueceu?
Foi a festa do Meu Natal
E, do princípio ao fim,
Quem se lembrou de Mim?
Não tive tecto nem afecto!

Em tudo, tudo, eu medito
E pergunto no fechar da luz:

- Foi este o Natal de Jesus?!!!


(João Coelho dos Santos
in Lágrima do Mar - 1996)
O meu mais belo poema de Natal

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Se eu pudesse...

Gifs by Oriza - Lindos gifs, poemas, mensagens, recadinhos, scraps





Se Eu Pudesse
Se eu pudesse
Eu queria
A todo o mundo
dar Alegria
Paz, Pão
e muito Amor
Habitação
E dar valor
ao Ser Humano
em qualquer lugar
sem raça, cor
ou religião descriminar.

Se eu pudesse
Eu fazia
uma grande revolução
Para que ninguém passasse fome
ou outro tipo de privação
Festejaria cada dia
Como algo especial
Reunia as famílias
Como se faz no Natal.
Um intercâmbio de afectos
Eu iria promover
Muitas prendas haveria
dando a todos prazer
Isto tudo e muito mais
Eu faria se pudesse
A todos daria saúde
Para que ninguém morresse.

Mas tudo isto é utopia
A realidade é bem diferente
Não faz mal porém sonhar
A fantasia, ajuda a gente!

http://natal.com.pt


quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Professora Ana Catarina

As Traquinas agradecem à formadora Ana Catarina todo o carinho
que teve para connosco, beijinhos até qualquer dia.

Mensagens Para Orkut - MensagensMagicas.com

starsMensagens para Orkut - Abraços

domingo, 17 de outubro de 2010

Quadros de flores secas


Flores! Quem não gosta de flores? Provavelmente, ninguém.
Nós também gostamos muito.
Colhemos, secámos e vamos conservá-las em quadros feitos por cada uma de nós, agrupadas do modo como mais apreciámos.
Ainda faltam as molduras mas, mesmo assim, queremos mostrar-vos as nossas obras de arte!
Esta é uma actividade muito simples para efectuar com crianças em idade de Jardim-de-infância e que pode enriquecer as suas aprendizagens nas áreas que pretendermos, basta criar objectivos, ter criatividade e usar a imaginação.



quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Todos têm direito à vida!

Achei este vídeo uma doçura e não resisti à vontade de o partilhar convosco.


quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Comunidade Global

Comunidade Global

Regresso da Mara a casa


As Traquinas estão muito felizes por o regresso da Mara a casa.
Força Traquina loura continua com essa vontade de lutar.
Beijinhos das tuas colegas.

domingo, 29 de agosto de 2010

Comboio dos Aniversários

Nos primeiros dias de formação fizémos um placard para as datas dos nossos aniversários, como é costume.
Embora não fique aqui a fotografia final, deixamos o registo do trabalho.



sexta-feira, 13 de agosto de 2010

sábado, 24 de julho de 2010

Técnicas Pedagógicas

No âmbito da UFCD "Acompanhamento em Creche e Jardim-de-Infância - Técnicas Pedagógicas", temos vindo a por em prática algumas técnicas pedagógicas, muito simples, adequadas à faixa etária das crianças em idade Pré-escolar.
Qualquer actividade realizada com as crianças contribui para o seu desenvolvimento pessoal - intelectual, emocional, físico...
As capacidades desenvolvidas dependem do tipo de actividades efectuadas; com as técnicas que já experimentámos e ainda as que iremos experimentar, as crianças desenvolvem capacidades ao nível da imaginação, criatividade, motricidade fina, coordenação motora, sentido estético, atenção, interesse, autonomia, responsabilidade, entre outras.

Sendo nosso propósito partilhar o que vamos fazendo no nosso curso, aqui deixamos algumas imagens dos trabalhos realizados por nós que, naqueles momentos, vivenciámos a criança que há em nós!
É indispensável saber fazer para saber ensinar!


Pintura de Sopro






Rasgagem



Digitinta


Image Hosting by PictureTrail.com


Trabalhos de grupo

Image Hosting by PictureTrail.com

Trabalhos de todo o grupo



Image Hosting by PictureTrail.com

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Técnico/a de Acção Educativa


Afinal, quem é O/a Técnico/a de Acção Educativa?

O/a Técnico/a de Acção Educativa é o/a profissional que, no respeito de imperativos de segurança e deontologia profissional, cuida de crianças, até aos 6 anos, durante as suas actividades, refeições e horas de repouso, vigiando e orientando comportamentos e actividades e cuidando da higiene, vestuário, alimentação e acompanhamento em passeios, excursões e visitas, e promovendo o desenvolvimento integral e harmonioso tanto de crianças com um desenvolvimento normal como de crianças com necessidades especiais de educação.

Actividades Principais:
• Vigiar e acompanhar uma ou mais crianças;
• Acompanhar, vigiar e apoiar crianças em Actividades de Tempos Livres;
• Apoiar a educadora na planificação e execução de actividades lúdicas ou pedagógicas, bem como no desenvolvimento de comportamentos que fomentem a autonomia da criança em contexto institucional e em saídas;
• Auxiliar nas tarefas de vigilância da criança, em creches e estabelecimentos similares;
• Acompanhar, apoiar e desenvolver actividades com crianças com necessidades específicas de educação (N.E.E.).

É verdade, é para aprender a desempenhar correctamente e com muito amor estas "actividades principais" e todas as outras que aparecem no dia-a-dia da criança, que nos sentimos motivadas, pois, como já dizia Fernando Pessoa:
"Grande é a poesia, a bondade e as danças... Mas o melhor do mundo são as crianças(...)"

Imagem retirada do Google

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Benvindo


Nós somos as Traquinas, um grupo de formandas do Curso EFA - NS, Técnico/a de Acção Educativa promovido pela a Associação Fernão Mendes Pinto a decorrer em Gatões - Montemor - o - Velho.
Estamos muito motivadas e com vontade de aprender cada vez mais, para mais tarde colocar em prática os nossos conhecimentos.