segunda-feira, 19 de julho de 2010

Técnico/a de Acção Educativa


Afinal, quem é O/a Técnico/a de Acção Educativa?

O/a Técnico/a de Acção Educativa é o/a profissional que, no respeito de imperativos de segurança e deontologia profissional, cuida de crianças, até aos 6 anos, durante as suas actividades, refeições e horas de repouso, vigiando e orientando comportamentos e actividades e cuidando da higiene, vestuário, alimentação e acompanhamento em passeios, excursões e visitas, e promovendo o desenvolvimento integral e harmonioso tanto de crianças com um desenvolvimento normal como de crianças com necessidades especiais de educação.

Actividades Principais:
• Vigiar e acompanhar uma ou mais crianças;
• Acompanhar, vigiar e apoiar crianças em Actividades de Tempos Livres;
• Apoiar a educadora na planificação e execução de actividades lúdicas ou pedagógicas, bem como no desenvolvimento de comportamentos que fomentem a autonomia da criança em contexto institucional e em saídas;
• Auxiliar nas tarefas de vigilância da criança, em creches e estabelecimentos similares;
• Acompanhar, apoiar e desenvolver actividades com crianças com necessidades específicas de educação (N.E.E.).

É verdade, é para aprender a desempenhar correctamente e com muito amor estas "actividades principais" e todas as outras que aparecem no dia-a-dia da criança, que nos sentimos motivadas, pois, como já dizia Fernando Pessoa:
"Grande é a poesia, a bondade e as danças... Mas o melhor do mundo são as crianças(...)"

Imagem retirada do Google

1 comentário: